Pinyin Descomplicado – Saiba o que é e aprenda facilmente

Pinyin Descomplicado – Saiba o que é e aprenda facilmente

Como falamos anteriormente, existem diferentes formas de chinês falado e chinês escrito. A combinação mais utilizada na China continental é o chinês simplificado (escrito) com o mandarim (falado). O chinês escrito é composto de ideogramas. Já a fonética pode ser descrita utilizando o pinyin (拼音 pīnyīn), que é um método de transliteração (romanização) do mandarim. A palavra pinyin significa “fonética” (literalmente “som soletrado”). Seu propósito primário é ensinar a pronúncia da língua com o uso do alfabeto latino.

As palavras no mandarim, em geral, podem ser divididas em duas partes: a inicial e a final. A parte inicial geralmente é composta por uma consoante. A parte final costuma ser composta por uma vogal ou uma combinação de vogais/consoantes. Confira abaixo a tabela completa das sílabas do pinyin (clique na tabela para ampliar). Cabe ressaltar que cada uma dessas sílabas pode ter diferentes tons.

sílabas pinyin

Tons no Pinyin

O sistema pinyin usa “acentos” para marcar os quatro tons da língua. Há também o tom neutro (átono), que não leva acento. A marcação, em geral, é colocada sobre a vogal principal da palavra.

  1. O primeiro tom é indicado pelo mácron (ˉ): ā, ē, ī, ō, ū, ǖ
  2. O segundo tom é indicado pelo acento agudo (´): á, é, í, ó, ú, ǘ
  3. O terceiro tom é indicado pelo caron (ˇ): ǎ, ě, ǐ, ǒ, ǔ, ǚ
  4. O quarto tom é indicado pelo acento grave (`): à, è, ì, ò, ù, ǜ
  5. O quinto tom (ou tom neutro) é representado por uma vogal normal, sem marcação adicional: a, e, i, o, u, ü

A figura abaixo mostra as diferenças entre os tons. Confira também o vídeo abaixo, que resume em 4 minutos a pronúncia das consoantes e vogais, além da pronúncia dos quatro tons. O vídeo é focado no público infantil, porém é muito útil para iniciantes de todas as idades. A melhor forma de aprender com esse vídeo é assistir diversas vezes e ir repetindo os sons.

tons

Embora o pinyin seja extremamente útil para aprender a fonética (pronúncia) do mandarim, lembre-se que os ideogramas são igualmente importantes no estudo do chinês. Além disso, são os ideogramas que são utilizados no dia a dia na China, como em placas, menus de restaurante, livros, filmes etc.

Gostou do conteúdo? Confira outras matérias sobre a língua chinesa. Acompanhe também o Conexão China nas redes sociais!