Festival do Barco do Dragão 端午节 2021: Lenda, História e Tradições

Festival do Barco do Dragão 端午节 2021: Lenda, História e Tradições

O Festival do Barco do Dragão (端午节 – Duānwǔjié) é um importante festival chinês, com mais de 2000 anos de história. Comemorado anualmente no 5º dia do 5º mês do calendário lunar, o Festival do Barco do Dragão em 2021 ocorre no dia 14 de Junho. Na China, serão três dias de feriado (de 12 a 14 de Junho). A festividade também é comemorada em outros países da Ásia. Você já conhece esse festival? Saiba mais sobre ele aqui.

A História e a Lenda da Origem do Festival do Barco do Dragão

Há diferentes histórias sobre a origem do Festival do Barco do Dragão, cada uma acompanhada de sua lenda. A história mais difundida é de que o festival se originou como uma homenagem ao poeta Qu Yuan (屈原 – Qū Yuán / 340 a.C. – 278 a.C.).

Qu Yuan foi um poeta patriótico e oficial leal do estado de Chu (楚 – Chǔ) durante o Período dos Estados Combatentes (战国时代 – Zhànguó Shídài). Ele nasceu em uma família governante e serviu em altos cargos. Foi o conselheiro número um do Reino de Chu e dedicou toda a sua vida a ajudar o rei a fortalecer o Estado de Chu.

Nesse período, os sete estados (Qin 秦, Han 韩, Wei 魏, Zhao 赵, Qi 齐, Chu 楚, Yan 燕) estavam em guerra. Ele aconselhou o rei a se aliar ao Estado de Qi para lutar contra o mais poderoso Estado de Qin. Mas ele acabou sendo caluniado por oficiais invejosos e acusado de traição, e o rei o despediu e o exilou.

Durante seu exílio, Qu Yuan escreveu uma grande quantidade de poemas mostrando seu amor e paixão por seu país, alguns dos quais ainda são muito famosos na China. Em 278 aC, o Estado de Qin conquistou a capital Chu. Ao saber da derrota, Qu Yuan, em grande desespero, suicidou-se, afogando-se no rio Miluo (汨罗江 – Mìluōjiāng) no 5º dia do 5º mês lunar.

A lenda diz que, quando souberam da morte de Qu Yuan, os locais ficaram muito tristes e remaram no rio para procurar seu corpo, mas não conseguiram encontrá-lo. Para proteger seu corpo, eles remavam com seus barcos subindo e descendo o rio, batendo na água com os remos e batendo tambores para espantar os maus espíritos. Os locais também jogavam torrões de arroz no rio para alimentar os peixes, para que eles não comessem o corpo de Qu Yuan. Além disso, um médico jogou licor de realgar (雄黄酒 – Xiónghuángjiǔ) no rio para envenenar os monstros e proteger Qu Yuan.

Tradições do Festival do Barco do Dragão

Os costumes praticados durante o Festival do Barco do Dragão normalmente são pensados para dissipar as doenças e trazer saúde. Apesar de muitas dessas tradições serem vistas quase que exclusivamente em áreas rurais, outras permanecem fortes e cada vez mais populares nas grandes cidades.

As tradições mais comuns do Festival do Barco do Dragão são:

Corridas de Barcos do Dragão

Festival do Barco do Dragão - Corrida de Barco do Dragão

A corrida de barcos do dragão (赛龙舟 – sàilóngzhōu) é a atividade mais popular durante o Festival do Barco do Dragão. Como o festival ocorre no fim da primavera e início do verão na China, o clima normalmente é o ideal para a prática desse esporte.

Um barco do dragão é uma embarcação de madeira movida a remo. Tem a forma e a decoração de um dragão chinês. Esses barcos variam em tamanho dependendo da região, e o número de tripulantes muda de acordo com o tamanho. Geralmente, eles têm cerca de 20 a 35 metros de comprimento e precisa-se de 30 a 60 pessoas para remar.

Durante a corrida, cada equipe tem um baterista na cabeça do barco; o baterista é o coração da equipe. As equipes de barcos do dragão remam harmoniosamente em um ritmo definido pelo baterista e fazem seus melhores esforços em sincronia.

Atualmente, a corrida de barcos do dragão é um evento internacional. Este esporte se popularizou em diferentes regiões do mundo, havendo competições realizadas também fora do Festival do Barco do Dragão.

Comer Zongzi – Recheios de Arroz

Festival do Barco do Dragão - Zongzi

O zongzi (粽子 – zòngzi), ou recheio de arroz, é a comida mais tradicional do Festival do Barco do Dragão. É uma homenagem a Qu Yuan, já que a lenda diz que arroz foi jogado no rio para impedir que os peixes comessem seu corpo.

O zongzi é uma espécie de bolinho de arroz glutinoso recheado que pode ter recheios doces ou salgados. Ele é embrulhado em forma de triângulo ou retângulo em folhas de bambu e amarrado com talos, barbantes, ou cordões de seda coloridos.

Os sabores do zongzi variam de uma região para outra na China. As versões modernas da iguaria vêm em todas as formas e tamanhos, cores e texturas. Os zongzi do norte da China eram tradicionalmente doces e simples, feitos com jujuba (fruta de origem asiática) ou pasta de feijão-azuqui. Os chineses do sul, em geral, preferiam versões salgadas, incluindo conservas de carne e vegetais.

Beber Licor de Realgar

Festival do Barco do Dragão - Licor de Realgar

O licor de realgar (雄黄酒 – Xiónghuángjiǔ) é uma bebida alcoólica chinesa que consiste em cereais fermentados e realgar em pó. O realgar é um muito especial mineral usado na medicina tradicional chinesa para aumentar a imunidade.

Antigamente, as pessoas acreditavam que o realgar era um antídoto para todos os venenos e eficaz para matar insetos e afastar os espíritos malignos. Assim, todos bebiam um pouco de licor de realgar durante o Festival do Barco do Dragão.

O Conexão China deseja um feliz Festival do Barco do Dragão! 端午节快乐!

Continue ligado aqui no Conexão China para saber mais sobre cultura chinesa. Acompanhe também o Conexão China nas redes sociais!