Quem é Liziqi 李子柒 – A Vlogger Chinesa Mais Seguida no Ocidente

Quem é Liziqi 李子柒 – A Vlogger Chinesa Mais Seguida no Ocidente

Liziqi (李子柒) é uma celebridade na Internet, tanto na China como no Ocidente. É a vlogger chinesa mais seguida nas redes sociais ocidentais. Liziqi é uma jovem que transcende o que agora é chamado de DIY, ou o bom e velho artesanato. Ela nos ensina novamente o prazer de fazer as coisas por nós mesmos, sem pressa, em vídeos de rara beleza.

Ela faz tudo sozinha, do plantio à colheita, e até mesmo seus próprios pratos e ferramentas (sem falar na criação de seus vídeos). Olhar para o trabalho dela é fascinante. Sua destreza e delicadeza são de hipnotizar.

No entanto, são poucas as vezes que podemos ouvir sua voz em seus vídeos. O pouco de informação que aparece neles são nomes de pratos/ingredientes, estações do ano, ou algo desse tipo. Isso desperta a curiosidade de muitos de seus seguidores para saber quem é afinal Liziqi, a garota dos vídeos.

A Vida de Liziqi

Lǐ Jiājiā (李佳佳), mais conhecida por seu nome artístico, Lǐ Zǐqī (李子柒), nasceu em 6 de Julho de 1990. Teve uma vida difícil. Tornou-se órfã muito cedo, e passou a ficar sob os cuidados de sua madrasta. Pouco tempo depois, após sofrer maus tratos, mudou-se para a casa de seus avós.

Quando Liziqi tinha apenas 11 anos, seu avô faleceu. Ela passou, então, a viver com sua avó. Devido à falta de recursos financeiros, ela teve que desistir da escola aos 14 anos para trabalhar na cidade. Lá, Liziqi passou a maior parte do tempo trabalhando como garçonete, cantora e DJ.

Aos 22 anos, em 2012, sua avó adoeceu. Liziqi precisou mudar-se de volta ao campo para cuidar dela, onde mora desde então. Como fonte de renda, antes de se tornar uma celebridade na Internet, passou a vender no Taobao (淘宝) artesanatos e produtos cultivados por ela mesma.

Onde Mora Liziqi

Liziqi mora com sua avó, no interior de sua cidade natal, Mianyang (绵阳), na província de Sichuan (四川). A zonal rural em que vive se chama Pingwu (平武), divisa com a província de Gansu (甘肃).

O condado de Pingwu é o centro do maior habitat remanescente do panda gigante na China, ou seja, nas montanhas chamadas Minshan (岷山), próximo à famosa reserva nacional dos pandas Wanglang (王朗). O lindo templo budista Baoensi (报恩寺) também está localizado em Pingwu.

Jornada ao Sucesso

Convencida por seu irmão mais novo, Liziqi começou a postar seus vídeos no Meipai (美拍) em 2015. Inicialmente, ela fazia seus vídeos sozinha, e suas habilidades amadoras de edição não conseguiam “capturar a criatividade” que ela tentava expressar.

Em 2016, um dos vídeos de Liziqi intitulado 桃花酒 (táohuā jiǔ – vinho de flor de pessegueiro) chamou a atenção de um CEO de plataforma de produção de vídeos. Ele apresentou seu trabalho na página inicial da plataforma, o que logo atraiu mais seguidores para o canal de Liziqi.

Desde então, a produção de seus vídeos aumentou em qualidade e Liziqi explodiu em popularidade. Ela já inspirou diversos vloggers a produzirem conteúdo similar, e até já integrou listas das Forbes. Presente em várias redes sociais, seu número de seguidores não para de subir, tanto no Ocidente, como na China.

Hoje, Liziqi já conta com mais de 27 milhões de seguidores no Weibo (微博), e mais de 40 milhões de seguidores no Douyin (抖音) – versão chinesa do Tiktok, por exemplo. Sua página no Facebook possui mais de 4 milhões de seguidores, e seu canal no YouTube conta com mais de 13 milhões de inscritos.

Onde Seguir Liziqi

Além do site oficial de Liziqi, você também pode segui-la em várias redes sociais ocidentais. Liziqi possui contas no YouTube, Pinterest, Facebook, Instagram, Snapchat, Reddit, e Twitter. Claro, você também poder segui-la nas redes sociais chinesas, como Weibo (微博), bilibili (哔哩哔哩), Meipai (美拍), e Douyin (抖音).

Confira abaixo um dos vídeos do canal oficial de Liziqi no YouTube.

Quer ficar por dentro do que está bombando nas redes sociais chinesas? Continue ligado no Conexão China! Acompanhe também o Conexão China nas redes sociais!