Jornada ao Espaço: Conheça o Surpreendente Programa Espacial Chinês

Jornada ao Espaço: Conheça o Surpreendente Programa Espacial Chinês

A China enviou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003, 10 anos após o lançamento de seu programa espacial e quatro décadas depois que a antiga União Soviética e os Estados Unidos fizeram o mesmo. Em 2018, a China realizou 39 lançamentos orbitais, mais do que qualquer outro país. Em 2021, o programa espacial chinês vem ganhando os holofotes com seus triunfos e metas que parecem ter saído de um livro de ficção científica.

Você ainda não sabe quais são os objetivos do programa espacial chinês? Ainda não conhece a Administração Espacial Nacional da China (国家航天局 / Guójiā Hángtiānjú – abreviado como AENC em português, ou CNSA em inglês)? Não conheçe sequer um único astronauta chinês? Se não conhece ainda, então já passou da hora de saber mais sobre a grande marcha da China rumo ao espaço.

Programa Shenzhou 神舟

O Programa Shenzhou já possui diversas missões e segue bastante ativo até hoje.

Em 15 de outubro de 2003, na missão Shenzhou 5, foi enviado no foguete Longa Marcha 2F (长征二号F火箭) o primeiro chinês ao espaço: Yang Liwei (杨利伟). Nessa missão, a China se tornou o terceiro país do mundo a ter capacidade de voo espacial humano independente.

Programa Espacial Chinês - Yang Liwei
Yang Liwei

De lá para cá, o programa foi responsável por momentos marcantes do programa espacial chinês. Em 2011, Tiangong-1 (天宫一号), o primeiro protótipo de estação espacial chinesa, iniciou sua órbita. Em 2012, Liu Yang (刘洋) foi enviada ao espaço e se tornou a primeira astronauta chinesa a conseguir tal feito. Em 2016, o programa enviou a estação espacial Tiangong-2 (天宫二号) à órbita.

Programa Espacial Chinês - Liu Yang
Liu Yang

Estação Espacial Tiangong-2

A China planeja realizar mais de 40 lançamentos de foguetes este ano, a maior quantidade de todos os tempos, enquanto continua a expandir seu programa espacial. Dentre os lançamentos já realizados, está a missão Shenzhou 12, que levou os primeiros tripulantes ao módulo Tianhe (天和) da primeira estação espacial chinesa: Tiangong-2. Os astronautas dessa missão são liderados pelo veterano comandante Nie Haisheng (聂海胜), de 56 anos, que já foi ao espaço em outras duas oportunidades, sendo a primeira em 2005, e a segunda em 2013.

Programa Espacial Chinês - Tripulantes Shenzhou 12
Tripulantes da missão Shenzhou 12. Comandante Nie Haisheng ao centro, ao lado de Tang Hongbo (汤洪波) à esquerda, e Liu Boming (刘伯明) à direita.

Tiangong-2 se tornará a maior infraestrutura construída e mantida por um único país em órbita próxima à Terra e tem sido apontada como um farol do programa espacial da China.

A missão é o último estágio do audacioso plano da China de ser o único país a possuir e administrar sua própria estação espacial, com previsão de conclusão em menos de dois anos.

Espera-se que o impulso ao espaço agregue riqueza à nação. E acredita-se que, quando a EEI (Estação Espacial Internacional) for aposentada nos próximos anos, Tiangong-2 será a maior estrutura artificial do espaço.

A China disse que ajudará os países em desenvolvimento a treinar seus próprios astronautas e os receberá em sua estação espacial.

Tiangong-2
Astronautas da Shenzhou 12 na estação espacial Tiangong-2

Tianwen-1 天问 – Marte, o planeta vermelho, agora mais vermelho do que nunca

A aterrissagem do rover Zhurong (祝融) em Marte é um marco para o programa espacial chinês, tornando-se o terceiro país a realizar tal feito.

A sonda Tianwen-1 carregando o rover Zhurong decolou de uma plataforma de lançamento na província de Hainan (海南), no sul, em 23 de julho do ano passado. Em 10 de fevereiro, a sonda entrou em órbita ao redor de Marte, tornando-se o primeiro satélite chinês a fazê-lo. Ela passou aproximadamente três meses circulando o planeta vermelho antes de pousar em 15 de maio. A Administração Espacial Nacional da China disse que o objetivo do programa Tianwen era explorar a superfície e a geologia do planeta, bem como seu campo magnético, composição do solo e atmosfera.

Programa Espacial Chinês - Zhurong
“Selfie” de Zhurong em Marte

O rover deve passar por volta de três meses vagando pela superfície, enviando fotos e dados do local. A sonda Tianwen-1 permanece em órbita e atuará como um satélite retransmissor, enviando sinais de e para a Terra. Assim que a missão do rover for concluída, Tianwen-1 passará até dois anos em outras tarefas de exploração espacial.

Grande investimento no preparo dos jovens

A idade média das pessoas envolvidas no programa espacial chinês está caindo. Entre 1992 e 2003, a idade média dos projetistas de foguetes caiu 18 anos.

A mais jovem comandante espacial da China é Zhou Chengyu (周承钰), de 24 anos, que se tornou uma sensação na Internet no ano passado por ser responsável pelo sistema de conexão do foguete na missão Chang’e 5 (嫦娥五号) para trazer as rochas lunares de volta à Terra.

Programa Espacial Chinês - Zhou Chengyu
Zhou Chengyu

Como os astronautas tem sido vistos como heróis, principalmente pelas crianças, a AENC deve recrutar um número ainda maior de jovens talentos no futuro. Com muito mais recrutas jovens, a velha guarda estará gerenciando um número maior de projetos. Seu papel continua sendo muito importante e evoluirá da execução de tarefas específicas para o gerenciamento de projetos.

O futuro do programa espacial chinês

Além da expansão de sua estação espacial e ampliação de seu programa em Marte, o programa espacial chinês pode chegar ao Sol e a Júpiter.

O programa espacial da China planeja lançar a primeira missão ao Sol no ano que vem. O satélite irá monitorar a atividade solar por vários anos, incluindo o pico de um novo ciclo. A sonda será capaz de enviar um aviso prévio de danos à atmosfera eletromagnética da Terra.

Apesar de um forte direcionamento dos esforços na exploração de Marte nos próximos anos, o programa espacial chinês pretende ir além com a missão de chegar a Júpiter, o maior planeta do sistema solar, em 2029.

Os nomes escolhidos possuem significados especiais

Os nomes escolhidos para programas, missões, foguetes, satélites etc., são cheios de significado. Confira abaixo alguns dos nomes citados nessa matéria.

Shenzhou 神舟

O significado literal do nome 神舟 é “o vaso Divino (no Rio Celestial)”, para o qual Rio Celestial (天河) significa a Via Láctea em chinês clássico. 神舟 é um trocadilho e neologismo que brinca com a palavra poética que se refere à China, 神州, que significa “reino divino”, e tem a mesma pronúncia.

Longa Marcha 长征

O nome “Longa Marcha” é uma homenagem ao evento chave de mesmo nome na história da China. O episódio entre 1934 e 1935, durante a Guerra Civil Chinesa, e foi determinante para o futuro do país.

Tiangong 天宫

Uma referência à mitologia chinesa, que significa “Palácio Celestial”. Ótimo nome para uma estação espacial.

Tianhe 天和

Significa literalmente “Harmonia Celestial”.

Tianwen 天问

O nome significa literalmente “perguntando ao céu” e se refere a um poema de Qu Yuan (屈原 / 340 a.C. – 278 a.C.). do Período dos Estados Combatentes (战国时代 / 475 a.C. – 221 a.C.), no qual ele faz perguntas em busca da verdade.

Zhurong 祝融

Mais uma referência à mitologia chinesa, Zhurong é o nome do deus chinês do fogo e simboliza o uso do fogo para trazer luz. Ela ecoa a palavra chinesa para Marte, que se traduz como “estrela de fogo”.

Chang’e 嫦娥

A Dama da Lua. A deusa da Lua com destaque na lenda e na literatura, que em vida roubou a erva da imortalidade e fugiu para a Lua, onde se tornou imortal, mas ficou enclausurada para sempre.

三人一条心,黄土变成金

Sānrén yìtiáoxīn, huángtǔ biàn chéng jīn

Literalmente: “Se três pessoas estiverem unidas em um só coração, até terra amarela se transforma em ouro.”
Provérbio chinês que diz que, desde que as pessoas estejam unidas, qualquer sonho pode ser alcançado.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!