100 Anos do Partido Comunista da China: Conheça o Maior Partido do Mundo

100 Anos do Partido Comunista da China: Conheça o Maior Partido do Mundo

No dia 1 de julho de 2021, o Partido Comunista da China (PPCh) completa 100 anos. Ao longo de 2021, o centenário do maior partido do mundo tem sido o assunto dominante nas mídias chinesas e no dia-a-dia dos chineses. Além disso, seu 100º aniversário gerou um aumento expressivo no turismo temático relacionado ao partido, também conhecido como “turismo vermelho” (红色旅游 / hóngsè lǚyóu).

O Partido Comunista da China possui mais de 90 milhões de membros. É visto pelos chineses como um símbolo da união ou unificação do povo chinês, já que a China possui vasto registro de guerras civis e revoltas populares ao longo de sua história milenar, que foi interrompido desde que o partido chegou ao poder em 1949. Sua influência é tão grande que muitas vezes o PPCh e a nação são vistos como um só. Apesar de tudo isso, poucos no Ocidente tem sequer um conhecimento superficial do PPCh. Assim, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o Partido Comunista da China em seu centenário.

Comemorações dos 100 anos do Partido Comunista da China

Além de uma série de comemorações formais e internas, como noites de gala e apresentações, há eventos abertos ao público por todo o país. Para quem gosta de passeios culturais, por exemplo, é possível assistir a peças de teatro que contam os mais diferentes episódios da história do Partido Comunista da China.

A China tem se especializado em incríveis apresentações com drones iluminando o céu noturno, e no centenário do PPCh não tem sido diferente. Shows de luzes e drones têm enfeitado as noites de diferentes cidades chinesas. Confira abaixo, por exemplo, o show de luzes realizado neste mês de junho no Rio Huangpu (黄浦江), em Xangai (上海). Esse emocionante espetáculo, que parece até ter sido feito com efeitos especiais, ganhou as redes na China.

Em Pequim (北京), há ainda outra bela novidade. Na Avenida Chang’an (长安街), foram feitas esculturas de flores em um lindo jardim, homenageando os 100 anos do Partido Comunista da China. Confira algumas imagens abaixo.

O centenário do PPCh também tem sido bastante explorado pelo setor turístico. Os chineses têm aproveitado o ano para visitar não apenas Pequim, mas também outros lugares de interesse para quem quer explorar a história do partido. Cidades como Xangai e a província de Jiaxing (嘉兴), por serem berços do PPCh, e também locais em que ocorreram episódios marcantes da história do partido, como em Yan’an (延安), ponto final da Grande Marcha, estão entre os destinos preferidos.

Estrutura do Partido Comunista da China

Ao contrário do que muitos imaginam no Ocidente, a China possui diversos partidos. A diferença é que não há o conceito de situação x oposição, mas sim todos os partidos compondo o governo sob a liderança do Partido Comunista da China.

O Partido Comunista da China ocupa 2095 das 2980 cadeiras do Congresso Nacional do Povo. Além de ser de longe o maior partido do país, com mais de 90 milhões de membros, é também o maior partido do mundo. Confira na imagem abaixo como é oficialmente estruturado o Partido Comunista da China.

Estrutura do Partido Comunista da China
Estrutura do Partido Comunista da China

No nível dos Órgãos Raízes, está mais de 90 milhões de membros. Eles compõem os comitês do partido nas comunidades urbanas, vilarejos, instituições sociais, e também em empresas privadas (e até mesmo estrangeiras) que operam na China.

Em cidades, províncias, e regiões autônomas também ocorrem congressos do Partido Comunista da China. Nesses congressos, são basicamente discutidas questões locais.

Já o Congresso Nacional do Partido Comunista da China, que ocorre a cada 5 anos, é composto por mais de dois mil representantes. Reuniões anuais são realizadas pelo Comitê Central, composto por 200 representantes rotativos. Esses representantes são substituídos a cada 5 anos durante o Congresso Nacional do Partido Comunista da China.

O Politburo, composto por 25 membros, reúne-se frequentemente decidir sobre questões importantes. As decisões são tomadas via votação e, uma vez que os representantes atingem o consenso, eles falam por uma só voz.

Parte dos membros do Politburo (normalmente de 5 a 11) também compõe o Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central. Atualmente, são 7 representantes.

O Secretário-Geral do Comitê Central é quem convoca as reuniões do Politburo e do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central. Atualmente, quem serve nessa função é Xi Jinping (习近平). Ele também é o Presidente da China, eleito pelo Congresso Nacional do Povo.

Origem do Partido Comunista da China

Já sabemos que Partido Comunista da China hoje é um gigante, mas não foi sempre assim. Suas primeiras reuniões aconteceram em uma construção na concessão francesa em Xangai, já em 1921, antes mesmo de ser proclamada sua fundação.

Local do Primeiro Congresso do Partido Comunista da China
Local em Xangai (上海) onde ocorreu o primeiro Congresso do Partido Comunista da China

Após chamar a atenção da polícia na concessão francesa, o partido precisou realocar seus congressos do tradicional edifício em Xangai ao Lago Nanhu (南湖) em Jiaxing, em um pequeno barco vermelho que carregava a confiança do povo e a esperança da nação. Conhecido exatamente como “Barco Vermelho de Nanhu” (南湖红船), ele navegou por rios turbulentos e enfrentou violentas marés.

Há 100 anos, o primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China foi concluído nesse barco vermelho no lago Nanhu, na cidade de Jiaxing, província de Zhejiang (浙江). Foi aí que foi anunciada a fundação do Partido Comunista da China por um grupo de intelectuais, que incluía nomes como Li Dazhao (李大钊) e Chen Duxiu (陈独秀). Foi o ponto de partida da jornada centenária do PCCh e também o início de grandes mudanças para a China e seu povo.

Barco Vermelho de Nanhu, berço do Partido Comunista da China
Réplica do Barco Vermelho de Nanhu (南湖红船), na província de Zhejiang (浙江), onde parte dos primeiros congressos do Partido Comunista da China ocorreu

Para os mais de 90 milhões de membros do Partido hoje, o Lago Nanhu é mais do que apenas uma atração cênica – é o berço do Partido Comunista da China.

O rigoroso processo de seleção

Tornar-se um membro do Partido Comunista da China é um processo árduo que pode levar de dois a três anos.

Os candidatos devem se inscrever em suas organizações locais do partido, iniciando um processo com mais de 20 etapas para determinar sua qualificação, incluindo o envio de uma inscrição formal, reunião com os organizadores locais do PCCh e participação nas sessões de estudo do partido. Os candidatos também precisam de um membro do partido para atuar como guia e mentor, que costumam encontrar por meio de organizações partidárias em seu trabalho e nas escolas.

Após cerca de um ano de estudo, os candidatos precisam passar por testes escritos. Eles também devem passar por verificações de antecedentes – aqueles com antecedentes criminais ou cujos familiares possuem antecedentes criminais podem ser reprovados.

Se eles forem aprovados em todas essas etapas, os candidatos ainda terão que passar por um período de experiência de pelo menos um ano antes que o partido decida se os admitem.

Apesar do PCCh aceitar membros estrangeiros, estes devem primeiro obter nacionalidade chinesa, o que também não é uma tarefa fácil. Ou seja, para estrangeiros, a jornada é ainda mais complicada.

Uma vez finalizado o processo, as tarefas ainda não acabaram. O novo membro passa a seguir o estatuto do PCCh. Entre os deveres de um membro está, por exemplo, intermediar necessidades da sua comunidade local, e atuação emergencial voluntária em caso de desastres, como terremotos e tufões.

Com todo esse duro processo de seleção pelo qual os membros passaram, a filiação ao partido acaba sendo vista como um selo de qualidade. Ou seja, membros do PCCh são vistos pela sociedade em geral como pessoas de valor, pois caso contrário não teriam conseguido passar pela seleção.

知识是引导人生到光明与真实境界的灯烛

Zhīshì shì yǐndǎo rénshēng dào guāngmíng yǔ zhēnshí jìngjiè de dēng zhú

“O conhecimento é a lâmpada que guia a vida para o reino da luz e da verdade.”
Li Dazhao 李大钊

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!