7 Esportes Para Assistir a China nas Olimpíadas de Tóquio 2020

7 Esportes Para Assistir a China nas Olimpíadas de Tóquio 2020

A China nas Olimpíadas de Tóquio 2020 está enviando sua maior delegação de todos os tempos, onde tentará assumir a liderança no quadro de medalhas. Ao todo, a China continental enviará 777 atletas que deverão ter seu espírito esportivo comemorado pelos fãs compatriotas, independentemente do resultado.

Selecionamos aqui 7 esportes para você acompanhar a China nas Olimpíadas de Tóquio. Nas 6 primeiras posições estão os esportes responsáveis por 74% das 224 medalhas de ouro da China desde as Olimpíadas de Los Angeles em 1984. E a nossa sétima posição conta com um time de heroínas muito especial.

Tênis de Mesa

A China é a favorita para conquistar as medalhas de ouro mais uma vez no ping-pong.

Na competição feminina, as atletas chinesas com chances de medalha de ouro são Sun Yingsha 孙颖莎 (a número 1 do mundo) e Chen Meng 陈梦. Já na competição masculina, a China tem Ma Long 马龙, Fan Zhendong 樊振东 (o número 1 do mundo), e Xu Xin 许昕 (o número 4 do mundo) na competição de simples. Todos os três podem esperar chegar às semifinais.

Os principais adversários da China na competição do tênis de mesa virão da Coreia do Sul e do Japão.

Badminton

O grande assunto do momento no badminton chinês é a ausência do Super Dan, Lin Dan 林丹, que conquistou duas medalhas de ouro no Rio. Uma das vítimas do atraso dos jogos, o jogador de 37 anos se aposentou no verão passado.

Embora a quinta participação olímpica não tenha dado certo para Lin (o atual campeão no Rio), Chen Long 谌龙 estará em Tóquio. No entanto, ele chega às olimpíadas vivendo o pior momento de sua carreira, e vai enfrentar forte competição dos japoneses. Já o lado feminino está mais aberto do que nunca, com Chen Yufei 陈雨菲 sendo a melhor chance da China de ganhar ouro, mas primeiro precisando passar pelas fortes atletas do Japão e de Taiwan.

Levantamento de Peso

A China nas Olimpíadas vem forte para o levantamento de peso. Com o domínio do país nas categorias de peso inferior, a esperança é que cada um dos atletas chineses de levantamento de peso saia com uma medalha.

A equipe masculina de Li Fabin 李发彬 (61kg), Chen Lijun 谌利军 (67 kg), Shi Zhiyong 石智勇 (73kg) e Lu Xiaojun 吕小军 (81kg) são todos os atuais campeões mundiais, com Li, Shi e Lu atualmente segurando recordes mundiais.

A equipe feminina também estará bastante confiante, apesar da ausência da medalhista de ouro no Rio, Deng Wei 邓 薇 (64kg), e a recordista mundial Jiang Huihua 蒋惠 花 (55kg), ambas lesionadas. O grupo inclui Hou Zhihui 侯志慧 (49kg), Liao Qiuyun 廖秋云 (55kg), Wang Zhouyu 汪周雨 (87kg) e Li Wenwen 李雯雯 (87kg).

Ginástica

A equipe de ginástica da China nas Olimpíadas está longe de seus dias de glória de Pequim 2008. Naquele ano, o país ganhou 11 ouros dos 18 possíveis, nove a mais do que os EUA e a Rússia.

Apesar disso, a China vai contar com Gao Lei 高磊, o rei da cama elástica, o atleta mais dominante na categoria. Gao conseguiu o ouro individual em todos os campeonatos mundiais desde 2015, sendo seu único percalço um bronze no Rio. Agora firme no seu auge, o atleta de 29 anos chega a Tóquio como a melhor (e talvez a única) esperança de medalha de ouro da ginástica da China nas Olimpíadas.

Saltos ornamentais

O objetivo da China nos saltos ornamentais é bastante simples: ganhar todos os ouros. Pode parecer arrogante, mas ninguém ousa apostar no contrário.

As atletas para acompanhar são as estrelas Shi Tingmao 施廷懋 e Zhang Jiaqi 张家齐, além da jovem estreante e sensação Quan Hongchan 全红婵, de apenas 14 anos. No lado masculino, espera-se que a dupla de Chen Aisen 陈艾森 e Cao Yuan 曹缘 defenda o ouro nos 3m e nos 10m.

Tiro

Com as muitas medalhas possíveis no tiro, a expectativa é que a China nas Olimpíadas de Tóquio saia com pelo menos um ouro na modalidade.

Se o ouro se confirmar, é provável que ele venha de Xiong Yaxuan 熊亚瑄. A jovem de 24 anos conquistou seu lugar em Tóquio em março, quebrando o recorde da pistola 25m em quatro acertos. Suas principais competidoras vem da Hungria e da Grécia.

Voleibol

A seleção feminina de vôlei conquistou o ouro no Rio de forma dramática, liderada pela técnica (e heroína do vôlei) Lang Ping 郎平. A trajetória da equipe se tornou até filme em 2020.

A equipe desapontou a todos no início da Liga das Nações de Voleibol de 2021, mas depois que Zhu Ting 朱婷 e Yuan Xinyue 袁心玥 voltaram ao time, a China entrou numa sequência de seis jogos sem perder. Infelizmente, a arrancada final não foi suficiente para garantir um lugar nas semi-finais da liga.

O Conexão China deseja uma boa sorte para os atletas da China e de todos os países na Olimpíada de Tóquio!

Força, China! 中国加油!

Gostou? Então confira aqui a programação das Olimpíadas com as datas das modalidades e vamos juntos prestigiar os atletas na competição! Também não esqueça de acompanhar o Conexão China nas redes sociais!