Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022: Juntos por um Futuro Compartilhado

Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022: Juntos por um Futuro Compartilhado

A edição de 2022 dos Jogos Olímpicos de Inverno será realizada em Pequim, na China, de 4 a 20 de fevereiro. Tendo sediado os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, com Pequim 2022, a cidade se tornará a primeira a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

Confira aqui um pouco sobre os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, e por que sua importância para a China vai muito além do esporte.

A importância para a China em sediar os jogos

Para a China, além de uma oportunidade para mostrar um pouco da cultura chinesa ao mundo, sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi uma chance de provar que o país já estava entre as grandes potências globais. Quando o mundo assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 em 4 de fevereiro, uma China muito diferente estará em destaque.

Em 2008, o país havia acabado de ultrapassar a Alemanha para se tornar a terceira maior economia do mundo. Seu PIB ainda estava atrás do Japão e era apenas um terço do tamanho da economia dos EUA. Hoje, o PIB da China é três vezes maior que o do Japão e está se aproximando da primeira colocação. A expectativa é que a China se torne a maior economia do mundo já em 2031.

Pequim 2022, que já seria uma espécia de “jogos futuristas” para os ocidentais, com a infraestrutura 5g consolidada, com o yuan digital (moeda digital chinesa), e toda a tecnologia presente no dia-a-dia dos chineses, estará ainda mais impulsionada pelas adversidades do COVID-19.

Com a necessidade de criação de uma bolha para Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a tecnologia se tornou grande aliada dos jogos, especialmente a robótica. Para reduzir contato social, robôs estão encarregados de diversas tarefas, desde guiar os atletas, até servir comida para os residentes da vila olímpica. Por exemplo, os vídeos abaixo mostram robôs servindo comida, e o famoso robô bartender.

Jogos da sustentabilidade

O forte compromisso da China em obter uma economia mais verde refletiu diretamente nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. A organização tem tomado medidas visando, não apenas a redução do impacto ambiental dos jogos, mas também que as soluções aplicadas possam utilizadas em outros contextos após Pequim 2022 como, por exemplo, a fabricação de móveis.

Os fabricantes de móveis para Pequim 2022 também estão apostando nos objetivos verdes da China e tornando seus produtos mais ecológicos. O mobiliário que será oferecido nos pavilhões e quartos de hóspedes tem como foco materiais recicláveis ​​e a minimização das emissões de carbono durante o processo de produção. Além disso, o mobiliário tem padrões ambientais muito rigorosos. As emissões de formaldeído dos móveis são muito inferiores ao padrão internacionalmente aceito de 0,5 mg/L.

Além disso, toda a gama de móveis também está sendo projetada para ser reutilizável. Isso exige que os produtos não apenas utilizem materiais recicláveis, mas também sejam adequados e ajustados tanto para os Jogos Olímpicos de Inverno quanto para os Jogos Paralímpicos.

O fornecedor também informou que alguns desses móveis ecológicos serão lançados no mercado mais amplo no futuro para reduzir ainda mais as emissões de carbono.

Quantos esportes estarão em Pequim 2022?

O programa olímpico passou por muitas mudanças desde a edição inaugural em 1924. Enquanto a primeira edição teve cinco esportes, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 contarão com um total de sete esportes, 15 disciplinas e 109 eventos com medalhas.

Biatlo, bobsled, curling, hóquei no gelo, luge, patinação e esqui são as sete grandes categorias esportivas que serão disputadas em Pequim 2022.

Os sete esportes são divididos em 15 disciplinas – esqui alpino, biatlo, bobsled, esqui cross-country, curling, patinação artística, esqui estilo livre, hóquei no gelo, luge, combinado nórdico, skeleton, salto de esqui, snowboard e patinação de velocidade.

As disciplinas, por sua vez, podem ainda ser subdivididas em um total de 109 eventos – 51 masculinos, 46 femininos, 11 mistos e um aberto.

Os mascotes de Pequim 2022

Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 - Bing Dundun e Xue Rongrong

A China é o lar dos pandas, e todos concordamos que pandas são ótimos mascotes! Essa foi a escolha de mascote para Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Mas a escolha do mascote para os Jogos Paraolímpicos não foi tão óbvia, mas também muito fofa e com muito simbolismo: uma lanterna chinesa.

Bing Dundun (冰墩墩 Bīng Dūndūn – literalmente: criança de gelo) é um panda gigante com uma roupa de gelo, um coração de ouro e um amor pelos esportes de inverno. O panda está pronto para compartilhar o verdadeiro espírito das Olimpíadas com o mundo inteiro.

Xue Rongrong (雪容融 Xuě Róngróngliteralmente: neve tolerante a derretimento) é uma lanterna chinesa antropomórfica. Lanternas representam colheita, comemoração, calor e luz. A forma no topo simboliza a felicidade auspiciosa. O padrão contínuo da pomba da paz e do Templo do Céu simboliza a amizade pacífica e destaca as características do local onde os eventos são realizados. O padrão decorativo incorpora a arte tradicional chinesa de corte de papel. A neve no rosto representa o significado de “uma queda de neve sazonal promete um ano frutífero”. Também reflete o design antropomórfico e destaca a fofura do mascote.

10 atletas chineses com chances de medalha em Pequim 2022

A equipe da China chega com sede de medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, depois de conseguir uma única medalha de ouro nos Jogos anteriores de Pyeongchang 2018 – o menor número de medalhas de ouro nos últimos cinco ciclos.

Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 - Geng Wenqiang

Embora a maioria não acredite em um resultado melhor do que os cinco ouros nos Jogos de Vancouver de 2010, a China possui uma delegação talentosa de veteranos experientes, fenômenos adolescentes e repatriados olímpicos de peso. Aqui está quem acompanhar, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Daxue Consulting, com sede na China.

  1. 谷爱凌 Eileen Gu Ailing – esqui estilo livre
  2. 徐梦桃 Xu Mengtao – esqui estilo livre
  3. 贾宗洋 Jia Zongyang – esqui estilo livre
  4. 任子威 Ren Ziwei – patinação de velocidade em pista curta
  5. 武大靖 Wu Dajing – patinação de velocidade em pista curta
  6. 苏翊鸣 Su Yiming – snowboarding
  7. 隋文静 Sui Wenjing e 韩聪 Han Cong – patinação em pares
  8. 耿文强 Geng Wenqiang – skeleton
  9. 宁忠岩 Ning Zhongyan – patinação de velocidade
  10. 高亭宇 Gao Tingyu – patinação de velocidade

O Conexão China deseja uma boa sorte para os atletas da China e de todos os países nas Olimpíadas de Pequim 2022!

Força, China! 中国加油!

Gostou do conteúdo? Então confira aqui a programação das Olimpíadas com as datas das modalidades e vamos juntos prestigiar os atletas na competição! Também não esqueça de acompanhar o Conexão China nas redes sociais!