10 Viagens Imperdíveis na China

10 Viagens Imperdíveis na China

Tomar a decisão de viajar à China é fácil. Não poderia ser diferente, por se tratar de um país tão grande, diverso, e recheado de história e cultura. Por outro lado, a decisão de onde ir na China é bastante difícil. Afinal, não se pode ver tanta coisa em uma viagem só. Por isso, separamos aqui 10 viagens na China que todos deveriam um dia fazer. A lista é bem variada e visa agradar desde quem já esteve na China algumas vezes, até quem ainda sonha com sua primeira viagem. A lista que preparamos é repleta de patrimônios mundiais da UNESCO.

1. Pequim 北京

Viagens na China: Pequim

A capital Pequim é o destino turístico mais popular na China todos os anos, e nossa lista de viagens na China não poderia começar diferente.

Pequim é muito procurada para o turismo histórico e político, mas é também uma fantástica imersão cultural e possui atrações para todos os gostos. Lá, você pode caminhar pela Grande Muralha 长城, visitar a Cidade Proibida 紫禁城, ou andar de bicicleta pelos Hutong 胡同 (uma espécie de rua bem estreita, que é uma ótima opção para uma experiência tradicional).

2. Zhangjiajie 张家界

Viagens na China: Zhangjiajie

Localizada na província de Hunan 湖南, a cidade de Zhangjiajie é famosa por seus picos, rios límpidos, florestas densas, cavernas e biodiversidade. É um destino turístico ideal para quem gosta de lindos cenários, natureza ou aventura. O lugar inclusive serviu de inspiração para o filme Avatar.

Em Zhangjiajie, você pode se aventurar pelos picos do parque nacional florestal da cidade, andar de teleférico, ou passear em um caminho de vidro no alto dos picos.

3. Xangai 上海, Hangzhou 杭州 e Suzhou 苏州

Viagens na China: Xangai

Xangai, Hangzhou e Suzhou (ou Hancheu e Sucheu, em português) são, na verdade, três cidades diferentes em províncias diferentes (Xangai não é parte de uma província). Porém, são três lugares magníficos, com atrações únicas, e a uma distância de apenas uma hora de trem bala. Assim, fica bem conveniente visitar as três cidades de uma só vez.

Xangai também oferece um ar ocidental e facilidade para quem fala inglês. Se você for um fã da Disney, também pode aproveitar para visitar o parque temático na cidade. Hangzhou é conhecida por ser uma cidade bastante verde e bem planejada. Já, Suzhou, é puro romance.

Esse é um destino perfeito não só para aproveitar a cultura ancestral chinesa. Nessas cidades, você também pode desfrutar de jardins tradicionais e tranquilos, e visitar as Vilas de Água 水乡, que são vilas compostas por belos canais.

4. Chengdu 成都

Viagens na China: Chengdu

Não deve mais ser segredo o quanto amamos pandas, certo? Apesar de pandas serem encontrados por toda a China, não há melhor lugar para vê-los do que a cidade de Chengdu, na província de Sichuan 四川. Em Chengdu, os visitantes podem abraçar pandas, e até mesmo se voluntariar no programa de tratamento dos pandas.

Claro, Chengdu não é só pandas. Lá, você pode visitar uma estátua de pedra de 71 metros do Buda. Trata-se do Grande Buda de Leshan 乐山大佛, uma escultura única situada na confluência de três rios.

Também não se esqueça de tentar a apimentada comida de Sichuan, que é famosa por toda a China.

5. Yunnan 云南

Viagens na China: Yunnan

A província de Yunnan (ou Iunã, em português) é a área mais diversa e colorida da China. Lá, você encontra montanhas cobertas de neve, florestas tropicais, lagos em planaltos, cânions, vilas ancestrais, e vilarejos tradicionais. Uma ótima viagem para quem quer experimentar a China em sua essência.

Recomendamos experimentar a tradicional Vila Velha de Lijiang 丽江古城, observar a beleza e o show de cores dos Campos de Arroz Hani de Honghe 红河哈尼梯田, e se aventurar através da Garganta do Salto do Tigre 虎跳峡, uma das mais profundas do mundo.

6. Xi’an 西安

Viagens na China: Xi'an

Na província de Shaanxi 陕西, encontra-se a famosa cidade de Xi’an (ou Xiam, em português). A cidade é um dos destinos mais comuns para viajantes estrangeiros, em especial aqueles em sua primeira viagem à China.

O Exército de Terracota 兵马俑 não pode passar em branco. Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, com mais de 6 mil soldados e cavalos em tamanho real, com diferentes posições e expressões. Muitos se mantêm intactos. Originalmente, eles até eram coloridos.

Também sugerimos andar de bicicleta nas muralhas da cidade, e fazer um passeio pelas ruas muçulmanas.

7. Huangshan 黄山

Viagens na China: Huangshan

Vistas naturais cenográficas são o destaque de Huangshan. Considerada uma das montanhas mais lindas da China, Huangshan significa “Montanha Amarela”, em português. O lugar é um espetáculo de cima a baixo, e você pode experimentar desde um mar de nuvens aos seus pés até águas termais aos pés da montanha.

Além das montanhas, também recomendamos visitar os seus arredores, que contam com vilarejos bastante tradicionais, como o de Hongcun 宏村.

8. Xiamen 厦门

Viagens na China: Xiamen

Xiamen, na província de Fujian 福建, é a cidade que “está no mar, e o mar está na cidade”. Conhecida como “o jardim no mar”, a cidade conta com belas vistas costeiras e clima bastante agradável.

A cidade também é um ótimo lugar para conhecer a cultura da etnia Hacá. Aliás, a casa de Mulan, no filme de 2020 da Disney, é filmada nos tulous de Fujian 福建土楼, estilo de construção único à cultura Hacá.

Além de visitar os tolous, recomendamos apreciar as belezas e museus da ilha Gulangyu 鼓浪屿, e visitar o templo ancestral de Naputuo 南普陀寺.

9. Guilin 桂林

Viagens na China: Guilin

O que encontramos em Guilin, na província de Guizhou 贵州? Muita beleza e cultura. Com um ar puro de interior, muita hospitalidade, e um dos cenários mais bonitos do mundo, Guilin atrai milhões de turistas todos os anos.

Nossas principais sugestões são um passeio de barco pelo Rio Li 漓江, fotografar os Campos de Arroz de Longsheng 龙脊梯田, e desbravar a Caverna da Flauta de Cana 芦笛岩.

10. Tibete 西藏

Viagens na China: Tibete

A província do Tibete é pura beleza. Um lugar sagrado para os budistas e um destino dos sonhos para muitos turistas, fechando com chave de ouro nossa lista de viagens na China.

O Tibete é recheado de uma rica cultura, arquitetura tradicional tibetana, vastos gramados, criações de gado e ovelha, céu azul, água clara, e ar fresco. É um destino para quem quer relaxar e aproveitar o charme natural ao redor.

Lá você pode explorar o Palácio de Potala 布达拉宫, andar de bicicleta nas ruas de Barkhor 八廓, e apreciar as belezas dos lagos Yamdrok 羊卓雍错 e Nam Co 纳木错.

Quer saber de mais dicas de viagens na China? Continue ligado no Conexão China. Acompanhe também o Conexão China nas redes sociais!