O Feng Shui e Sua Importância na China

O Feng Shui e Sua Importância na China

O feng shui (风水 fēngshuǐ, literalmente: vento água), é uma antiga filosofia chinesa que estuda a auspiciosidade dos ambientes, baseando-se na teoria do yin yang (阴阳 yīnyáng) e na teoria dos 5 elementos (五行 wǔxíng).

A filosofia do feng shui afirma que o qi (气 ) existe em todas as coisas; é energia vital da natureza. A ideia central é a harmonia entre os humanos e a natureza (ou o universo). Bom feng shui significa boa sorte, enquanto mau feng shui significa má sorte. O feng shui pode afetar o destino de um indivíduo e até mesmo de uma nação.

Através do conhecimento do feng shui, as pessoas podem saber como se tornar mais compatíveis com a natureza, seu entorno e seu próprio destino, para que possam ter boa sorte nas finanças, na saúde e na vida.

O yin yang e os cinco elementos

De acordo com a teoria yin yang, tudo no universo é composto por duas forças opostas, mas profundamente interconectadas: yin (feminino, escuro) e yang (masculino, claro). Essas duas forças se apoiam e nutrem profundamente uma à outra e não podem existir sem a outra. O feng shui visa criar um equilíbrio entre yin e yang no ambiente.

A teoria dos cinco elementos é outro componente importante. Os cinco elementos são determinantes para definir o feng shui correto em um espaço. Os elementos são: Metal (金 jīn), Água (水 shuǐ), Madeira (木 ), Fogo (火 huǒ), ou Terra (土 ). Cada elemento tem uma característica e representa aspectos específicos da vida.

O feng shui usa os “cinco elementos” para descrever a composição da natureza. Esses componentes trabalham juntos e devem ser mantidos em equilíbrio.

A influência do feng shui na cultura chinesa

O feng shui tem participação direta no dia-a-dia dos chineses. Pode influenciar nas decisões de inúmeros aspectos da vida dos chineses, como nos meios de comunicação, organização da casa, organização do escritório, e até mesmo questões como política e planejamento urbano.

O feng shui é um dos grandes motivos de diferenças culturais entre China e ocidente. No ocidente, existe um conceito cultural mais voltado para polarização, onde há coisas boas e ruins, o bom deve estar presente, e o mau deve ser evitado. Já na China, por conta do feng shui, o pensamento é mais voltado para o equilíbrio de todas as coisas. Um exemplo prático dessa diferença pode ser constatado no esporte: treinadores ocidentais tendem a desenvolver e canalizar as características mais dominantes de seus atletas, enquanto treinadores chineses tendem a realizar treinos voltados para as fraquezas de seus atletas.

Confira alguns exemplos de como o feng shui pode estar presente no cotidiano dos chineses:

Comprar uma casa própria

Os compradores chineses preferem propriedades que promovam um bom feng shui. Eles preferem propriedades com amenidades, como aquelas localizadas nos principais distritos escolares, perto de grandes centros econômicos e bairros seguros que podem incorporar várias gerações.

Os chineses dão importância à direção em que a casa ficará. Por exemplo, uma casa com bom feng shui tem a porta da frente voltada para o sul e o quintal voltado para o norte. Caso a casa seja localizada no hemisfério sul, alguns chineses irão preferir o oposto, ou seja, a porta da frente voltada para o norte e o quintal voltado para o sul.

Os chineses são dispostos a investir mais em uma casa com feng shui adequado, influenciando não só na disposição das casas e das construções, mas também no valor dos imóveis.

Escolher nomes para os filhos

Um número cada vez maior de pais na China tem buscado mestres de feng shui para ajudar na escolha dos nomes de seus filhos recém-nascidos.

Os nomes próprios em chinês normalmente possuem de um a dois ideogramas, e geralmente carregam significados e esperanças dos pais. Os nomes são escolhidos interpretando a hora exata do nascimento de acordo com os cinco elementos. Os aniversários dos pais também são considerados.

Os nomes são escolhidos de forma a compensar os elementos que faltam à criança, usando ideogramas que tenham os radicais representando os elementos mais ausentes.

Cidades com bom feng shui

Para uma cidade, um bom feng shui significa proximidade a montanhas e uma visão de águas navegáveis e planícies com terra fértil. Essas características também são os ingredientes para prosperidade e boa segurança militar.

Uma cidade com bom feng shui, por menor que seja, tem o poder de produzir pessoas talentosas de geração em geração. Cidades como Pequim, Nanquim, Xi’an, Chengdu, Kunming, Hangzhou, Wenzhou, Luoyang, e Tekes são consideradas cidades com bom feng shui, atraindo atenção especial dos chineses.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais! Caso esteja interessado em saber o animal e o elemento associado ao ano que nasceu, insira aqui sua data de nascimento e descubra!