Dicas e aplicativos para iniciar seu estudo de chinês

Dicas e aplicativos para iniciar seu estudo de chinês

Quer aprender chinês, mas não sabe por onde começar? Então seus problemas acabaram! Confira abaixo algumas dicas e aplicativos úteis que o Conexão China separou para os iniciantes no estudo de chinês.

1. Conteúdos gratuitos

Nossa primeira dica é procurar por conteúdos gratuitos no YouTube e em outras redes sociais. Várias escolas de idiomas e professores de mandarim produzem conteúdo gratuito, como aulas, minicursos, vocabulário, dicas de aprendizagem etc. Também recomendamos o Little Fox Chinese e o curso de chinês grátis da Xiao Mandarim. Esses conteúdos são ótimos para se familiarizar com a língua e aprender vocabulários básicos.

2. Escolha um curso

Para um aprendizado mais estruturado, nada melhor do que fazer um curso de chinês. Os conteúdos gratuitos do item anterior vão te ajudar a conhecer diferentes professores e métodos e a escolher o que é melhor para você. Fazer um curso de chinês pode ser um investimento tanto pessoal quanto profissional. O conhecimento da língua pode te abrir portas para um mercado crescente e também ser um diferencial no currículo.

3. Planejamento

Não se esqueça de planejar e organizar seus estudos. Analise a sua rotina e quanto de tempo você pode se dedicar ao estudo de chinês, mesmo que sejam 10 minutos por dia durante o transporte para o trabalho. Trace seus objetivos e defina um cronograma para conseguir atingir suas metas. Procure também perfis/páginas/canais no YouTube e em outras redes sociais especializados no planejamento de estudo de idiomas para te auxiliar a montar seu cronograma.

4. Conheça a cultura chinesa

Nossa quarta dica é procurar, no YouTube, em outras redes sociais e em sites/blogs (como o Conexão China), conteúdos sobre a China, seu povo e sua língua. Isso inclui conteúdos sobre a cultura e a história chinesa, entretenimento, tendências (moda, tecnologia etc.) e o dia-a-dia dos chineses e/ou de estrangeiros na China. A rede de TV chinesa CGTN também possui canais ao vivo em inglês e espanhol e um canal exclusivo de documentários. Dessa forma, você pode se familiarizar com uma cultura muito rica e totalmente diferente, se acostumar a ouvir e ver a língua, e entender o contexto onde a ela se desenvolveu e continua a evoluir.

5. Imersão

Nossa quinta dica é praticar a imersão na língua, com conteúdos direto da China. Isso inclui escutar músicas, assistir TV, séries, desenhos animados, filmes, documentários, notícias etc. Esses conteúdos podem ser encontrados em canais de TV chineses (como CCTV) e serviços de streaming, como NetEase, Kugou, Ximalaya, Spotify, Netflix, Viki, iQIYI, Mango TV, WeTV etc. Também recomendamos o Little Fox Chinese para imersão.

6. Grupos de estudo

Aprender em grupo é sempre mais gostoso. Encontre pessoas que também estão aprendendo chinês. Assim, vocês podem se ajudar, compartilhar dicas e conteúdos, aprender junto e se incentivar, além de fazer novos amigos. Procure grupos de estudo de chinês nas redes sociais, como Facebook, WeChat, WhatsApp, Telegram, Douban etc. Uma vez que você já consiga se comunicar de forma básica em chinês, existem muitos grupos de estudo de chinês com pessoas que não falam bem o português ou o inglês, como pessoas do Vietnã, Indonésia, Japão etc. Dessa forma, você também é mais encorajado a praticar a língua.

7. Aplicativos

Por fim, use aplicativos para auxiliar e complementar seu estudo de chinês. Separamos abaixo 5 aplicativos úteis para todo estudante da língua.

Pleco (dicionário)

Pleco - dicionário de chinês
  • Descrição: dicionário chinês-inglês/inglês-chinês
  • Vantagens: gratuito, muito conteúdo
  • Desvantagens: não tem em português
  • Versão paga (ad-ons): flashcards, ordem dos traços, melhoria no reconhecimento de ideogramas e nos recursos de voz, fontes personalizáveis, verbetes raros etc.
  • Onde baixar: Android e iOS

Strokes order (escrita)

Strokes order
  • Descrição: mostra a ordem dos traços dos ideogramas
  • Vantagens: gratuito, simples, auxilia no aprendizado da escrita
  • Desvantagens: anúncios
  • Versão paga (assinatura): sem anúncios, múltiplas línguas, melhoria nos recursos de voz e de escrita a mão, opção de escrita tradicional/simplificada, busca ilimitada (tamanho do texto) etc.
  • Onde baixar: Android e iOS

Du Chinese (leitura e treino de ouvido)

Du chinese - leitura de chinês
  • Descrição: textos e histórias em chinês
  • Vantagens: ótimo para a prática de leitura/ouvido e para o aprendizado de vocabulário, sem anúncios, múltiplos recursos de leitura (áudio, ideogramas, pinyin, tradução, vocabulário etc.), conteúdos gratuitos, novos textos/histórias toda semana (gratuito por tempo limitado)
  • Desvantagens: alguns conteúdos bloqueados na versão gratuita
  • Versão paga (assinatura): acesso a todos os conteúdos, opção de download para ler offline
  • Onde baixar: Android e iOS

Hello Chinese (vocabulário)

Hello chinese - estudo de chinês
  • Descrição: aprendizado e revisão de vocabulário e gramática
  • Vantagens: divertido, fácil de usar, ótimo para o aprendizado de chinês, revisão diária de vocabulário e gramática, sem anúncios
  • Desvantagens: conteúdos gratuitos limitados, a opção em português possui menos conteúdo que a em inglês
  • Versão paga (assinatura): acesso a mais conteúdos, jogos e recursos de revisão
  • Onde baixar: Android e iOS

Google tradutor (tradução)

Google tradutor
  • Descrição: tradutor multilínguas
  • Vantagens: bom para traduzir rapidamente parágrafos ou textos maiores, totalmente gratuito
  • Desvantagens: a tradução pode não ser muito boa e o uso constante da ferramenta para traduzir trechos longos não estimula o aluno a aprender a língua
  • Onde baixar: Android e iOS

Gostou? Leia também nossa matéria sobre 10 + 3 Aplicativos Chineses para Mergulhar na Cultura da China e outras matérias sobre Língua Chinesa, Cultura, Entretenimento, Tecnologia, Tendências, Viagens e muito mais. Não se esqueça de acompanhar o Conexão China nas redes sociais.