Festival Qingming 清明节 2021 – a Reverência Chinesa aos Ancestrais

Festival Qingming 清明节 2021 – a Reverência Chinesa aos Ancestrais

“As árvores crescem até mil pés de altura sem esquecerem de suas raízes” 树高千尺不忘根, diz o provérbio passado ao longo das gerações na China rural. O respeito aos ancestrais se manifesta de diferentes formas na cultura chinesa, de uma forma difícil de ser compreendida pelos ocidentais. Na China, há festivais dedicados a reverenciar os ancestrais, como o Festival do Duplo Nove 重阳节, e o Festival Qingming 清明节.

Em chinês, Qingming significa “claro e brilhante”. A origem do nome está relacionada ao clima e à natureza desta estação. No início de Abril, o tempo fica visivelmente mais quente e brilhante, e a natureza está acordando após o inverno. O Festival Qingming cai no primeiro dia do quinto período solar do calendário chinês tradicional (no 15º dia após o equinócio de Primavera) que, no calendário gregoriano (solar), varia de 4 a 6 de Abril. Em 2021, o Festival Qingming cai no dia 4 de Abril, coincidindo com o domingo de Páscoa.

Origem do Festival Qingming

O Festival Qingming começou na Dinastia Zhou 周 (de 1046 a 221 a.C.) e tem uma história de mais de 2500 anos.

Originou-se das extravagantes cerimônias que muitos antigos imperadores e nobres realizavam em homenagem a seus ancestrais. Sacrifícios eram oferecidos aos antepassados enquanto pediam por bênçãos, prosperidade, paz e boas colheitas ao país.

No ano de 732, o imperador Xuanzong 玄宗 da Dinastia Tang 唐 (de 618 a 907), declarou que o respeito aos ancestrais deveria ser pago formalmente em suas sepulturas no primeiro dia do período solar do Qingming. A partir de então, limpar os túmulos nessa data tornou-se gradualmente popular entre as famílias. Essa tradição já dura mais de mil anos.

Costumes do Festival Qingming

O Festival Qingming integra reverência e diversão por meio de seus costumes, que vão desde limpeza dos túmulos a prática de esportes. Os costumes mais importantes do festival são:

Limpeza dos Túmulos 扫墓

A limpeza dos túmulos é vista como uma forma de mostrar respeito aos antepassados. A prática está intimamente ligada às tradições chinesas relacionadas à piedade filial e ao culto aos ancestrais. Esse costume é a parte mais importante do Festival Qingming. Durante a limpeza, oferendas também podem ser deixadas no local, principalmente em regiões rurais.

Passeios de Primavera 踏青

Depois de homenagenagear os antepassados, muitas pessoas passeiam ao ar livre, curtindo a natureza e aproveitando a primavera. Como o Festival de Qingming sempre cai no início da primavera, geralmente coincide com alguns dos primeiros dias quentes do ano. Pessoas com ancestrais enterrados em cidades muitas vezes vão para um parque ou outro lugar onde podem passar um tempo na natureza. O mesmo acontece com pessoas cujos ancestrais estão enterrados longe de casa (e não tiveram tempo de viajar para lá).

Empinar Pipa 放风筝

Outro costume popular do Festival Qingming é empinar pipa. Embora esta seja uma atividade popular durante os passeios diurnos de primavera, as pessoas também o fazem à noite. Neste caso, lanternas coloridas costumam ser presas às pipas, para que brilhem enquanto viajam pelo céu. Para atrair boa sorte, os chineses cortam as cordas de seus papagaios, deixando-os flutuar em vez de puxá-los de volta. As pipas deixadas dessa forma levam a má sorte para o céu.

Comidas Típicas do Festival Qingming

Em geral, os festivais chineses possuem comidas típicas. No Festival Qingming não é diferente. A data é recheada de comidas saborosas.

O qingtuan 青团 talvez seja a mais popular delas. Trata-se de um delicioso bolinho de massa verde de arroz glutinoso, ideal para sobremesa ou petisco. A cor verde jade vem do suco de vegetais usado entre os ingredientes. O bolinho é recheado tradicionalmente com pasta de feijão doce, mas novas opções de recheios vão surgindo todos os anos.

O sazi 馓子 (ou sangza) é um lanche que consiste de macarrão frito em forma de pirâmide torcida. A comida é feita puxando uma massa da farinha de trigo em cordas finas, que depois são fritas. Os cachos das cordas são, então, transformados em anéis e empilhados em forma piramidal. A iguaria é bastante popular no norte da China, principalmente entre as etnias uigur 维吾尔族, naxi 纳西族, hui 回族 e dongxiang 东乡族.

Há ainda muitas outras comidas típicas, que vão desde um prato refinado feito com caracóis até um mingau de flor de pêssego. Os pratos variam principalmente de acordo com etnias e regiões.

前人栽树后人乘凉

Qiánrén zāishù hòurén chéngliáng

Literalmente: “Os anteriores plantaram árvores, os que vieram depois se refrescaram.”
Provérbio chinês que diz que a geração seguinte descansa na sombra fresca das árvores plantadas pela geração passada. Também reforça a ideia se beneficiar do trabalho dos ancestrais, e trabalhar duro pelo benefício das gerações futuras.

O Conexão China deseja a todos um bom Festival Qingming e também uma Feliz Páscoa!

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!