O Período dos Três Reinos 三国时代: Sua Forte Influência na Cultura Chinesa Permanece

O Período dos Três Reinos 三国时代: Sua Forte Influência na Cultura Chinesa Permanece

No dia 01/10/2021, a China comemora seus 72 anos de idade. O Dia Nacional (Guóqìng / 国庆) é dos feriados mais importantes por lá, com duração de quase uma semana. Apesar da recente fundação da República Popular da China, a história da nação possui mais de 5 mil anos. Todo o curso de sua história influenciou de alguma forma na fundação da atual China como a conhecemos. Nada melhor do que aproveitar essa importante data para escrevermos um pouco sobre um episódio antigo, porém de grande influência na cultura chinesa atual: o período Três Reinos (Sānguó Shídài / 三国时代).

O que foi o período dos Três Reinos

No final da Dinastia Han (Hàn Cháo / 汉朝 / 202 a.C. – 220 d.C.), a China foi dividida em três reinos: Shu (Shǔ / 蜀), governada por Liu Bei (Liú Bèi / 刘备), Wu ( / 吴) governada por Sun Quan (Sūn Quán / 孙权), e Wei (Wèi / 魏) governada por Cao Cao (Cáo Cāo / 曹操).

Mapa dos Três Reinos
Mapa dos Três Reinos após a queda da Dinastia Han

A era dos Três Reinos, que durou do ano 220 ao 280, acabou não sendo vencida por nenhum dos três reinos originais. Wei conquistou Shu no ano 263, mas em seguida sofreu conflitos internos e foi sucedido por Jin (Jìn / 晋) em 266. Jin ganhou ainda mais força e em 280 acabou conquistando Wu, o último dos três reinos, reunificando a China como Dinastia Jin (Jìn Cháo / 晋朝 / 265 a.C. – 420 d.C.).

O período dos Três Reinos é um dos períodos mais sangrentos da história da China. Um censo populacional no final da Dinastia Han Oriental relatou uma população de aproximadamente 56 milhões, enquanto outro censo no início da Dinastia Jin Ocidental (depois que Jin reunificou a China) relatou uma população de aproximadamente 16 milhões. Mesmo levando em consideração as imprecisões dos censo, é seguro supor que uma grande porcentagem da população foi exterminada durante as constantes guerras travadas nesse período.

Romance dos Três Reinos

Escrito no século 14 por Luo Guanzhong (Luō Guànzhōng / 罗贯中), o Romance dos Três Reinos (Sānguó Yǎnyì / 三国演义) é um dos quatro clássicos da literatura chinesa. Um ditado chinês diz que “os velhos não devem ler o Romance dos Três Reinos” (lǎo bù dú sānguó / 老不读三国), alertando os adultos sobre os riscos de aprenderem com as tramoias que impulsionam a ação em grande parte da história.

O Romance dos Três Reinos é como um conto épico de forças militares competindo pelo domínio, com centenas de personagens icônicos que representam a tendência das pessoas em criar intrigas e falcatruas. O livro é fortemente baseado nos eventos históricos daquele período.

Um dos personagens principais é o humilde e compassivo Liu Bei, que sintetiza o ideal tradicional de que “um homem de verdade sabe quando pode se curvar e pode se erguer” (dà zhàngfu néng qū néng shēn / 大丈夫能屈能伸), ideal que representa a forma de pensar de muitos chineses ainda nos dias de hoje. Este romance também causou forte influência na língua chinesa: muitos dos provérbios e ditados do livro são de uso comum até hoje.

Se você possui um nível de chinês HSK 4 ou maior, clique aqui para comprar uma coleção simplificada para crianças dos quatro clássicos em chinês. Caso você possua chinês totalmente fluente, clique aqui para comprar uma edição em chinês para adultos do Romance dos Três Reinos.

Três Reinos - Coleção para Crianças

Sua popularidade continua a crescer em todo o Leste Asiático, com várias adaptações para filmes, histórias em quadrinhos, videogames… Confira abaixo nossas recomendações:

Doramas / Séries

Secret of the Three Kingdoms (三国机密之潜龙在渊)

The Advisors Alliance (大军师司马懿之军师联盟)

Three Kingdoms (三国)

Filmes

A Batalha dos Três Reinos (赤壁)

Games

Romance of the Three Kingdoms XIV

Dynasty Warriors 9

Feliz Dia Nacional! 国庆节快乐!

Continue ligado aqui no Conexão China para saber mais sobre cultura chinesa. Acompanhe também o Conexão China nas redes sociais!