Natal na China

Natal na China

Mesmo não sendo feriado oficial na maior parte do país, na China também se comemora o Natal. Aproximadamente 3% da população chinesa se declara cristã, ou seja, há mais de 40 milhões de cristãos no país. O Natal na China também tem se popularizado entre não-cristãos, particularmente entre os mais jovens. No entanto, a data ainda é esquecida pela maior parte da população, especialmente a rural.

Tradições de Natal na China

O “Natal comercial” tornou-se um grande evento nas principais cidades da China. Nas ruas e nas lojas de departamento, há árvores, luzes e enfeites de Natal. Já é possível escutar músicas típicas natalinas a partir do fim de Novembro, em meio ao barulho das multidões que compram as promoções de final de ano.

As decorações são colocadas em todo lugar que queira participar da celebração “internacional”: hotéis, empresas, escolas, universidades (particularmente departamentos de línguas estrangeiras), até mesmo algumas atrações turísticas.

A maioria dos chineses que celebra o Natal considera esta uma ocasião para ser feliz e encontrar pessoas queridas. As festas de Natal podem ser realizadas na casa de um amigo, karaokê, restaurante, ou bar. Muitos jovens chineses também consideram o Natal como uma data romântica para os casais trocarem presentes. Já os amigos costumam se presentear com maçãs, o que talvez seja uma tradição natalina única à China. Isso porque, em chinês, a palavra “maçã” se pronuncia píngguǒ (苹果) e soa um pouco como píngān (平安), que pode ser traduzida como “paz”.

Apesar de muitos chineses não saberem da relação entre o Natal e o nascimento de Jesus Cristo, muitos dos cristãos na China celebram o Natal como o principal evento do ano, superando até mesmo o Ano Novo chinês. Semanas antes, canções e atividades já começam a ser preparadas.

Os cristãos na China comemoram a data participando das celebrações especiais da igreja, que normalmente ficam lotadas. Na véspera de Natal, há apresentações de corais, dança e teatro.

Igrejas Cristãs com Celebração de Natal em Diversas Línguas

Quase sempre as celebrações de Natal nas igrejas chinesas são realizadas em chinês. Entretanto, devido ao número cada vez maior de estrangeiros no país, as igrejas têm se adaptado, e muitas fornecem cultos/missas em outras línguas.

No caso do Protestantismo, por ser uma religião bastante praticada nos Estados Unidos e na Inglaterra, a opção de língua estrangeira em geral é o inglês. Esse é o caso, por exemplo, da Igreja Cristã de Haidian (海淀堂), em Pequim. Fundada em 1933, a Igreja Cristã de Haidian passou por uma reforma de mais de 3.5 milhões de euros entre 2005 e 2007, com uma área total de mais de 4 mil metros quadrados.

Já entre as igrejas católicas, além de opções de missa em inglês – como na Catedral de Santo Inácio (圣依纳爵主教座堂), em Xangai – também não é difícil achar opções em outros idiomas. A Catedral da Imaculada Conceição (圣母无染原罪堂), por exemplo, possui opção de missa em francês. Além disso, a Diocese de Macau tem uma infraestrutra inteira em português, inclusive com transmissões de missa online.

Natal em Chinês

Em chinês, Natal se diz literalmente “nasicmento sagrado” (圣诞 – shèngdàn). Outras expressões natalinas importantes em chinês são:

圣诞快乐 (shèngdàn kuàilè) – Feliz Natal
圣诞老人 (shèngdàn lǎorén) – Pai Natal/Papai Noel (literalmente: “Velho do Natal”)

Canções natalinas também possuem versões em chinês e um espaço garantino no Natal na China. Confira algumas músicas abaixo:

Jingle Bells (Sino de Belém) – Dīngdīng dāng (叮叮当)

Noite Feliz – Píng’ān yè (平安夜)

https://www.youtube.com/watch?v=8Rjae0Ew1N0

We Wish You a Merry Christmas (Desejamos-lhe um Feliz Natal) – Wǒmen zhù nǐ shèngdàn kuàilè (我们祝你圣诞快乐)

O Conexão China deseja a todos um Feliz Natal, com muita saúde e paz!

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!