Festival das Lanternas 元宵节 2021: História e Tradições

Festival das Lanternas 元宵节 2021: História e Tradições

Grandes lanternas vermelhas iluminam o céu noturno, flutuando ao longe enquanto a lua cheia surge como uma pérola em um mar de escuridão. Cada lanterna carrega os desejos, vontades e sonhos de cada um, todas trilhando seu caminho até o céu na esperança de trazer boa sorte a quem as soltou. Lanternas, aqueles grandes faróis da arte tradicional, tornaram-se sinônimos da cultura chinesa. Feitas principalmente com papel e madeira, essas decorações radiantes são tão variadas quanto charmosas. E que melhor época para admirá-las do que durante o Festival das Lanternas 元宵节?

O historicamente consagrado Festival das Lanternas ocorre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar. Isso significa que normalmente cai em Fevereiro ou Março, de acordo com nosso calendário gregoriano. Em 2021, o feriado ocorrerá no dia 26 de Fevereiro. O evento é celebrado na noite da primeira lua cheia do calendário lunar e marca o final das comemorações de Ano Novo Chinês 新年 (ou Festival da Primavera 春节) . Você já pode imaginar o quanto o povo chinês valoriza esse dia.

Origem do Festival das Lanternas

Acredita-se que o festival começou há mais de 2.000 anos na dinastia Han Ocidental 西汉 (206 a.C – 9 d.C). Duas tradições acabaram se misturando e se transformando no Festival das Lanternas que conhecemos hoje.

Em relação à primeira tradição, o Imperador Wu 汉武帝, na dinastia Han Ocidental, reservou este dia para rituais de adoração a Taiyi 太一神, um dos soberanos do universo. Após seu reinado, houve intensa competição pelo poder e muita agitação. Então, o novo líder passou a ser o Imperador Wen 汉文帝. Para comemorar o retorno da paz, ele fez do dia 15 um feriado nacional, um dia em que cada casa acendia velas e lanternas. Esse dia passou a ser chamado de nào yuán xiāo 闹元宵, que pode ser traduzido para algo como “primeira noite empolgante”. O termo yuán xiāo (primeira noite) é o mesmo usado para o nome do Festival das Lanternas (闹元宵 / 元宵节).

O segundo evento se iniciou alguns anos depois. O Imperador Ming 汉明帝 da dinastia Han Oriental 东汉 (25-220), que era um budista devoto, ficou sabendo que, no dia 15, os monges acendiam velas para Buda. Ele, então, ordenou que o palácio e os templos também acendessem velas e os cidadãos pendurassem lanternas.

Tradições e Comemorações do Festival das Lanternas

As pessoas se reúnem na noite do Festival das Lanternas para celebrar com diversas atividades. Como a China é um país vasto com uma longa história e culturas diversas, os costumes e atividades do Festival das Lanternas variam regionalmente. Dentre eles, destacam-se a iluminação e uso de lanternas (flutuantes, fixas, seguras e voadoras), apreciação da lua cheia brilhante, lançamento de fogos de artifício, drones, adivinhar enigmas escritos em lanternas 猜灯谜, comer tāng yuan 汤圆, Dança do Leão 舞狮子, Dança do Dragão 耍龙灯, e andar de pernas-de-pau 踩高跷.

Acender e Admirar Lanternas

Lanternas

Acender e apreciar lanternas é a principal atividade do festival. Quando o festival chega, lanternas de várias formas e tamanhos (globos tradicionais, peixes, dragões, cabras!) são vistas em todos os lugares, incluindo residências, shoppings, parques e ruas, atraindo inúmeros espectadores. As crianças costumam carregar pequenas lanternas enquanto caminham pelas ruas.

As lanternas são decoradas com imagens e símbolos tradicionais chineses, como frutas, flores, pássaros, animais, pessoas e construções.

No dialeto taiwanês, a palavra chinesa para lanterna (灯 dēng) é pronunciada de forma semelhante a 丁 dīng, que significa “menino recém-nascido”. Portanto, acender lanternas por lá significa iluminar o futuro e dar à luz.

Acender lanternas é uma forma das pessoas pedirem um futuro tranquilo e expressarem seus melhores votos para suas famílias. Mulheres que querem engravidar costumam andar embaixo de uma lanterna pedindo por um filho.

Adivinhar Enigmas de Lanternas 猜灯谜

Festival das Lanternas - Enigma das lanternas

Algumas pessoas escrevem enigmas em pedaços de papel e os colam nas lanternas coloridas. Outros, então, se aglomeram para adivinhá-los. Essa prática teve início na dinastia Song 宋朝 (960–1279), e é uma das atividades mais importantes e populares do Festival das Lanternas.

Se alguém acha que desvendou a charada, pode ir ao dono da lanterna para confirmar a resposta. Se ela estiver correta, geralmente há um pequeno presente como prêmio.

Dança do Leão 舞狮子

Dança do Leão

As danças do leão podem ser vistas em qualquer evento festivo, desde feriados a casamentos e inaugurações de lojas. O leão é desenhado com formas complexas, e olhos e bocas móveis. Os leões podem abrir a boca e exigir comida e/ou envelopes vermelhos 红包. Eles também podem rolar e brincar como gatinhos gigantes.

Dança do Dragão 耍龙灯

Festival das Lanternas - Dança do dragão

A Dança do Dragão tem uma história quase tão longa quanto a própria cultura chinesa. Os praticantes apresentam cenas impressionantes ao som de tambores e pratos chineses.

Pernas-de-Pau 踩高跷

Festival das Lanternas - Pernas-de-pau

As apresentações chinesas em pernas-de-pau são um costume antigo. Nessa tradição, originada da ópera chinesa, os artistas cantam e dançam sobre as pernas-de-pau. Dependendo do personagem, eles têm trajes e alturas diferentes.

Comer tāng yuan 汤圆

Tang yuan

Comer tāng yuan é um costume importante do Festival das Lanternas. Acredita-se que a tradição tenha surgido durante a dinastia Song 宋朝 (960–1279) e se tornou popular durante os períodos Ming 大明 (1368–1644) e Qing 大清 (1644–1911).

Tāng yuan são bolinhas feitas de farinha de arroz glutinoso. Elas possuem diferentes recheios, como açúcar branco, açúcar mascavo, sementes de gergelim, amendoim, nozes, pétalas de rosa, pasta de feijão, e pasta de jujuba, ou uma combinação de ingredientes. As tāng yuan, também conhecidas como yuán xiāo 元宵 no período do Festival das Lanternas, normalmente são doces. Podem ser fervidas, fritas ou cozidas no vapor, e são geralmente servidas na sopa de arroz fermentado, chamada tián jiǔ 甜酒 (licor doce).

Como tāng yuan é pronunciado de forma semelhante a tuán yuan 团圆, que pode ser traduzido como “toda a família feliz reunida”, comer tāng yuan no Festival das Lanternas é uma maneira dos chineses expressarem seus melhores votos para sua família e seus futuros.

Onde Comprar Lanternas

Dependendo de onde estiver, pode ser possível encontrar lanternas à venda em lojas chinesas. Mas, se você tiver disposto a esperar um pouquinho mais, há ótimas opções de lanternas no AliExpress. Clique aqui e confira!

Confira abaixo uma matéria da CCTV (Televisão Central da China) com algumas imagens e explicações (em chinês) sobre o Festival das Lanternas.

O Conexão China deseja um Feliz Festival das Lanternas! 元宵节快乐!~

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!