Dia dos Solteiros 光棍节 – Maior que a Black Friday

Dia dos Solteiros 光棍节 – Maior que a Black Friday

No dia 11 de Novembro (11/11), é comemorado na China o Dia dos Solteiros (光棍节), ou Duplo 11 (双十一). Essa data foi escolhida já que o número “1” representa uma pessoa solteira. Mas como esse dia se tornou um festival de compras maior que a Black Friday?

Origem do Dia dos Solteiros

O Dia dos Solteiros se originou na Universidade de Nanquim, em 1993, para dar aos solteiros uma oportunidade de comemorarem, já que ficam de fora do dia dos namorados. Ainda nos anos 90, a comemoração do Dia dos Solteiros se espalhou por outras universidades em Nanquim.

Existem várias teorias que explicam a criação do Dia dos Solteiros. A ideia mais aceita é que o feriado nasceu das tradições do alojamento da Universidade de Nanquim.

Uma outra hipótese é que, em 1993, quatro estudantes do dormitório Míngcǎowúzhǔ (名草无主 – que pode ser traduzido como “só solteiros”) da Universidade de Nanquim discutiram como poderiam acabar com a monotonia de serem solteiros. Eles decidiram que 11 de novembro seria um dia de eventos e comemorações em homenagem a ser solteiro. Essas atividades se espalharam pela universidade e acabaram chegando à sociedade em geral. A disseminação aumentou com o uso das redes sociais, e o evento se tornou cada vez mais popular na cultura e na sociedade chinesa contemporânea.

O dia 11 de Novembro (11/11), composto por quatro “1” s, foi escolhido porque o número “1” se assemelha a uma vareta (光棒), que é uma gíria para um homem solteiro que não se casa e, portanto, não pode adicionar “ramos à árvore da família”.

Tradições

O Dia dos Solteiros serve como uma ocasião para os solteiros festejarem. O feriado era inicialmente celebrado apenas por homens, mas agora é amplamente comemorado por ambos os sexos. As festas de “encontro às cegas” são populares neste dia, na tentativa dos participantes de encontrarem um par. Algumas universidades até organizam programas especiais para reunir os solteiros para a celebração.

Embora esta data exista para comemorar a solteirice, o desejo de encontrar um parceiro é muitas vezes expresso por jovens chineses nesse dia, enquanto outras questões relacionadas com o amor são discutidas pela imprensa chinesa.

Como o Dia dos Solteiros se tornou um festival de compras maior que a Black Friday

Em 2009, a gigante Alibaba enxergou uma oportunidade de transformar o feriado informal do Dia dos Solteiros e um festival de compras. Talvez como uma forma de separar suas promoções da concorrência gerada no outro festival de compras chinês, o 618 (18 de Junho). Os esforços para promover a data naquele ano deram resultados além do esperado.

Desde que passou a ser promovido como um evento de compras, o Dia dos Solteiros se tornou muito maior do que a Black Friday e a Cyber Monday, os maiores eventos de comércio nos Estados Unidos. Mais do que o dobro de mercadorias são vendidas, em um único dia, comparado ao período de 4 dias entre a Black Friday e a Cyber Monday nos Estados Unidos.

Como encontrar promoções do Dia dos Solteiros

Com o recente crescimento da popularidade internacional do evento, é possível que você encontre promoções online e offline em lojas que não sejam de origem chinesa. No entanto, a forma mais simples e segura de encontrar as promoções do Dia dos Solteiros é no AliExpress, braço varejista da própria Alibaba.

Se você entrar lá agora, já vai encontrar algumas promoções. O bom é ir acompanhando com antecedência, até chegar o dia 11 (tenha em mente o fuso horário da China). Fique ligado nos preços de celulares, como o Xiaomi Mi 10, o Xiaomi Mi 10 Lite (este um pouco mais em conta), ou mesmo o novo Huawei Mate 40 Pro, a nova máquina da Huawei.

Se o orçamento estiver mais apertado, você pode aproveitar promoções em eletrônicos mais baratos, como pen-drives, ou mesmo roupas e brinquedos. Se estiver aprendendo chinês, essa é a hora de comprar livros e materiais.

O único problema de comprar no AliExpress é o tempo de espera. Mas, para quem tem um pouco de paciência, a variedade de produtos e o preço acabam valendo muito a pena.

Continue ligado aqui no Conexão China para saber mais sobre eventos, cultura chinesa, e também mais dicas de compras, é claro. Acompanhe também o Conexão China nas redes sociais!