Lu Ban 鲁班 – o Carpinteiro Chinês 2000 Anos à Frente de Leonardo da Vinci

Lu Ban 鲁班 – o Carpinteiro Chinês 2000 Anos à Frente de Leonardo da Vinci

Se você procurar mais detalhadamente, descobrirá que automóveis, bicicletas e máquinas voadoras encontraram suas primeiras formas no terreno montanhoso da província de Gansu 甘肃, há 2500 anos. Seu criador é uma figura real que se tornou lendária. Seu nome, atribuído a invenções de diversas ferramentas inovadoras e sofisticadas. Na China, ele é ídolo dos engenheiros, construtores, e empreiteiros. Seu nome é Lu Ban (Lǔ Bān 鲁班).

Ainda hoje, a expressão bān mén nòng fǔ 班门弄斧 (literalmente: “brandir seu machado na porta de Lu Ban”) é muito usada para descrever pessoas que involuntariamente se gabam de suas pequenas realizações na frente daqueles que estabeleceram o padrão. Um exemplo seria mostrar seus talentos acrobáticos para Daiane dos Santos, ou se gabar na frente de Maurício de Souza por ter publicado um quadrinho.

Quem foi Lu Ban

Lu Ban era um um aluno medíocre que não gostava de ler e escrever. Porém, ele se inspirou ao estudar com Zixia 子夏, discípulo de Confúcio 孔子, antes de aprender carpintaria.

Lu Ban começou a trabalhar a serviço do estado de Chu 楚, na dinastia Zhou 周, um dos estados mais poderosos do Período das Primaveras e Outonos 春秋时期. Ele construiu armas de cerco e guerra naval, como a chamada “escada de nuvem” – uma máquina de cerco que fazia chover fogo e flechas sobre a área cercada. Ele criou ganchos e aríetes para a guerra naval, padronizando as armas do estado de Chu. O livro de Mozi 墨子 diz que essas são as a principais razões que levaram Chu à vitória nas guerras contra seus inimigos.

No entanto, a razão de sua notoriedade veio de invenções voltadas ao trabalho manual e construção civil. A madeira era o principal material de construção na China antiga. Como resultado, as ferramentas dominantes na época eram portáteis e leves. O cinzel (záo 凿), a pá (chǎn 铲), a plaina (báo 刨) e o arco de pua (zuān 钻) são invenções atribuídas a Lu Ban. O filósofo Mêncio 孟子 também creditou-lhe a invenção do primeiro esquadro (qūchǐ 曲尺). Lu Ban até empresta seu nome a uma linha de banquinhos dobráveis usados por trabalhadores, e a um tipo de brinquedo de quebra-cabeças.

A mais famosa de suas invenções é a serra (锯 jù). Após receber ordens do rei para construir um palácio. Lu Ban foi avisado que ele e sua equipe sofreriam uma punição brutal (possivelmente decapitação) se não cumprissem o prazo. Machados eram a única maneira de reunir e preparar a madeira; era devagar demais. Preocupado, Lu Ban subiu correndo uma colina muito íngreme até o local da construção. Para se equilibrar durante a escalada, agarrou-se em plantas. Em um determinado momento, Lu Ban cortou a mão na ponta serrilhada de uma dessas plantas. Essa foi a inspiração para desenvolver uma serra com dentes.

Outros também o ajudaram. A esposa de Lu Ban, preocupada ao ver o marido trabalhando duro todos os dias, na chuva forte ou no sol quente das montanhas, projetou um “telhadinho” portátil para dar-lhe abrigo onde quer que ele fosse. Hoje, nós conhecemos esse instrumento como guarda-chuva.

Ao contrário dos médicos e estudiosos, inventores e arquitetos eram apenas humildes artesãos. Lu Ban, embora tratado como uma divindade por muitos, tinha seguidores de maioria humilde. O Lu Ban Jing 鲁班经, um manual que afirmava revelar os segredos de Lu Ban aos artesãos, contava não apenas a melhor forma de construir um pagode, carrinho de mão ou celeiro. O manual também dava dicas de como afastar os maus espíritos, o dia e a hora corretos para derrubar árvores e listas de estrelas malignas a serem evitadas.

Lu Ban e Leonardo da Vinci

Nascido em 1452, Leonardo da Vinci foi um grande gênio da Renascença. Um artista sublime, inventor versátil, engenheiro militar, compositor musical, estudioso, entre outros. No entanto, algumas das invenções atribuídas a Leonardo da Vinci já haviam sido creditadas a Lu Ban 2000 anos antes.

O famoso desenho de aeronave feito por da Vinci, por exemplo, coloca-o muito à frente de seu tempo. Mas Lu Ban já havia projetado uma máquina de voar. O projeto de Lu Ban parece como uma pipa de madeira em forma de uma ave. O projeto foi desenvolvido com a intenção de realizar voos tripulados. Diz a lenda que essa máquina voadora realmente foi capaz de disso.

Máquina voadora de Leonardo da Vinci
Máquina voadora desenhada por Leonardo da Vinci
Máquina voadora de Lu Ban
Desenho reproduzindo máquina voadora projetada por Lu Ban

Também é comum atribuir a Leonardo da Vinci o primeiro projeto de bicicleta. Entretanto, Lu Ban já havia projetado algo similar em seu tempo. A bicicleta de Lu Ban era totalmente de madeira, gerando energia através dos pedais. Um morador de Pequim deu vida a esse projeto, testando-o nas ruas da cidade em 2010.

Bicicleta de Leonardo da Vinci
Bicicleta desenhada por Leonardo da Vinci
Bicicleta de Lu Ban
Bicicleta de Lu Ban trazida à vida por um morador de Pequim

Conclusão

As invenções de Lu Ban ajudaram muito as pessoas comuns ao longo do séculos. Segundo estudiosos, a solidariedade foi uma das motivações do inventor. Um homem que projetou o primeiro moinho de pedra (石磨 shímò) para moer farinha, só porque se sentiu mal ao ver uma senhora lutando para amassar o trigo com o pilão.

Para alguns, as invenções de Lu Ban são uma prova valiosa do talento chinês. Não foi à toa que inventores chineses tentaram provar a existência de sua bicicleta de madeira e sua máquina voadora por meio de projetos baseados em desenhos originais de Lu Ban.

Onde termina o homem e começa a lenda pouco importa: Lu Ban é o símbolo de excelência chinesa.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!