9 Coisas Que Você Provavelmente Não Sabe Sobre a China

9 Coisas Que Você Provavelmente Não Sabe Sobre a China

Você pensa que sabe tudo sobre a China? Com proporção continental e 7 mil anos de história, é praticamente impossível saber tudo sobre esse belo país. Separamos aqui 9 coisas sobre a China que vão te surpreender.

1. Há 56 etnias reconhecidas na China

Quando você pensa nos chineses, você provavelmente pensa em um chinês da etnia Han. De fato, 92% da população chinesa é Han. Porém, a China possui outras 55 etnias oficialmente reconhecidas como minorias e representam 8% da população chinesa (ou seja, mais de 100 milhões de pessoas).

Cada minoria costuma ocupar determinadas regiões, com suas tradições, culinária e costumes protegidos pelo governo. Eles também podem conter traços físicos próprios, como os Uigures e os Cazaques, que podem até ser loiros de olhos claros!

2. A China é um dos países mais seguros do mundo

É comum a Europa ser considerada um lugar seguro, e realmente é. Porém, os chineses na Europa costumam dizer que sentem falta da segurança na China. Eles têm razão.

A China tem, por exemplo, a terceira menor taxa de homicídios do mundo. Em 2017, a taxa foi de 0.6 homicídio para cada 100 mil habitantes. O único país da Europa com uma taxa menor é a Suíça, com 0.5. Portugal está bem próximo, com 0.7. O Brasil infelizmente teve em 2017 uma das maiores taxas de homicídio do mundo, com 30.5 para cada 100 mil habitantes.

3. A média salarial da China é quase 3 vezes maior do que a do Brasil

A China sofreu com sucessivos ataques e guerras em seu território que foram desde o fim do século 19 até meados do século 20. Isso fez com que a população sofresse muito e se criou uma imagem no exterior de uma China de renda miserável.

Porém, nos anos 60, a China começou a se estabilizar. Na década de 70, abriu seu caminho para um enorme crescimento econômico que dura até hoje.

Hoje, a média salarial no país é aproximadamente 1175 dólares, muito acima da renda média brasileira, mais ou menos 435 dólares, e apenas um pouco abaixo da renda média portuguesa, por volta de 1350 dólares.

4. A China tem só metade da densidade populacional do Reino Unido

Todos sabemos que a China tem a maior população do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes. O que poucos sabem é que, levando em conta o território de proporção continental do país, a China é apenas “meio de tabela” no mundo.

A densidade populacional da China é apenas metade da do Reino Unido. A Bélgica, por exemplo, é cerca de 3 vezes mais povoada do que a China.

Mesmo considerando as maiores cidades da China, a real situação pode ser, para muitos, inesperada. Por exemplo, a cidade de São Paulo tem uma densidade populacional 6 vezes maior do que a de Pequim!

5. A China tem mais de 50 patrimônios mundiais da UNESCO

Você com certeza já ouviu falar da Grande Muralha. Mas já ouviu falar das Grutas de Mogao? E da Cidade Antiga de Ping Yao?

Com mais de 50 patrimônios mundiais da UNESCO, alguns mostrados nessa postagem aqui, a China é um destino sonho para qualquer viajante, seja por suas belezas naturais ou pelos seus sítios históricos.

6. Há muitos dialetos na China (muitos mesmo!)

Se você acha que na China todos falam mandarim, está bastante enganado. Apesar de o Mandarim ser o idioma oficial da China, há literalmente milhares de outros dialetos. Muitos chineses nem mesmo falam mandarim.

Os dialetos podem variar de cidade para cidade, ou até mesmo entre distritos. Muitas vezes os dialetos chineses não são inteligíveis entre si, como, por exemplo, o cantonês e o mandarim. Entretanto, quase todos os chineses mais jovens falam mandarim como primeiro ou segundo dialeto.

7. Os chineses adoram os ocidentais

Quando os chineses veem um ocidental viajando pela China, o primeiro sentimento deles é a curiosidade. Entretanto, esse sentimento costuma ser vencido pela timidez. Mas, uma vez que a barreira da timidez é quebrada, você pode se preparar para se sentir uma estrela de cinema.

Chineses desconhecidos na rua podem pedir para tirar foto com você, pegar no seu cabelo, ou até mesmo te pagar um jantar, principalmente se você mostrar afinidade ou interesse na cultura chinesa. Eles adoram compartilhar sua cultura com os ocidentais.

8. Os chineses comemoram o Natal

Apesar de o Natal não ser uma data oficial no calendário chinês, ele é bastante comemorado na China, principalmente entre os mais jovens que veem no Natal uma oportunidade de participar de uma corrente internacional.

As tradições natalinas no país costumam seguir as mesmas ocidentais, mas com uma diferença bastante interessante. A troca de presentes apenas envolve maçãs. Sim, as pessoas presenteiam maçãs umas às outras. Isso porque, em chinês, a palavra “maçã” se pronuncia píngguǒ(苹果)e soa um pouco como píngān(平安), que pode ser traduzida como “paz”.

9. Muitos chineses estão aprendendo português

O governo chinês não tem medido esforços no investimento do ensino de português. Isso porque a China está bastante presente na África lusófona, além de possuir fortes laços comerciais com Portugal e Brasil. Com isso, muitos chineses estão interessados em aprender português, que normalmente é ensinado por meio de cursos de graduação em universidades chinesas.

Vale lembrar que Macau, na China, tem ambos chinês e português como idiomas oficiais. Apesar de não ser muito falado no dia-a-dia em Macau, o português está presente em sinais, placas, documentos oficiais, e pode ser encontrado até em supermercados.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Conexão China nas redes sociais!